Princípios e Benefícios do Método Pilates

O grande diferencial do método Pilates é a união de pensamentos orientais e ocidentais de se exercitar em uma só prática.

Na abordagem  ocidental é dada maior ênfase a força, resistência física, automatização dos movimentos e  uma preocupação muito grande com o lado estético.

Já na Oriental,o controle dos movimentos, o desenvolvimento da flexibilidade e a  concentração permitem ter maior consciência corporal com ênfase no relaxamento corporal.

O método Pilates é um trabalho que se baseia em exercícios de força e mobilidade utilizando técnicas e exercícios específicos. Este método permite desenvolver em seus praticantes  maior consciência corporal ,isso através dos seguintes princípios: Concentração, Respiração, Controle, Precisão, Fluidez de Movimento, Centro ou CORE.

O conceito do centro de força, comumente conhecido como CORE, é um dos principais princípios do Pilates. O Core dá ênfase aos músculos profundos do abdômen, da coluna e do assoalho pélvico, formando um cilindro de estabilidade ao redor da coluna denominado Power House.  O acionamento desses músculos profundos é fundamental na estabilização, prevenção e tratamento de problemas na coluna, além de favorecer a melhoria do desempenho esportivo de diversas modalidades.

 

BENEFÍCIOS

A prática dos princípios do método Pilates proporciona melhora da consciência corporal,  força, alongamento, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora,  condicionamento físico, melhora da circulação, função respiratória  e alinhamento postural. Consequentemente, alívio de stress físico/mental  e aumento da capacidade cardiorrespiratória.

Tais benefícios ajudam na prevenção e tratamento das lesões musculoesqueléticas, favorecem  alívio de dores crônicas e produzem menor sobrecarga  e gasto energético para desempenhar as  atividades diárias. Esses efeitos propiciam uma eficiência máxima no uso do corpo de forma estática e dinâmica.

A boa postura é conquistada através do alongamento e relaxamento dos músculos encurtados e fortalecimento daqueles que estão enfraquecidos favorecendo desta forma, o  alinhamento biomecânico das partes relativos do corpo. Contudo, atua tanto no controle e prevenção de desvios posturais (escolioses, hipercifoses e hiperlordoses) como no  tratamento de  patologias da coluna (hérnia de disco, espondilolistese, estenose do canal vertebral, lombalgia, etc).

O método Pilates também pode ser aplicado nas reabilitações de problemas articulares , pós –operatório,  pós parto, desordens neurológicas, cardiorrespiratórias e reumatológicas. Auxilia na prevenção e  controle de síndromes metabólicas ( diabetes, hipertensão arterial, obesidade) e na melhoria do desempenho esportivo do atleta.

Tanto no trabalho preventivo como no tratamento e reabilitação, o método Pilates beneficia a todos, favorecendo a harmonia nos níveis físico, mental e emocional.

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